Um Toque de Canela: os sentidos e sabores da culinária e da vida

 
A escolha do filme para a resenha deste mês de Março é “Um toque de Canela”. Uma produção que envolve a Grécia e a Turquia produzida em 2003. Trata-se de um drama com pinceladas de humor que aborda a vida de dois personagens principais Fanis, um rapaz de origem grega, mas que se desenvolveu em Constantinopla, e o avô, Vassilis, um filósofo da culinária.

O enredo  nos seduz pelos sentidos das cores, dos cheiros e das especiarias.  Isso ocorre através da convivência do neto com avô, em que ele ensina os segredos das especiarias e da culinária oriental. No entanto, esse aprendizado se se alimenta da filosofia adquirida pelo avô de que tanto a comida como a vida precisa de um pouco de sal para dar sabor, precisam de... um toque de canela. Esse aprendizado leva Fanis a se tornar um grande cozinheiro. Ele passa a cultivar com maestria a arte da gastronomia através da forte influência do dom transmitido pelo avô. E atua no campo da culinária temperando os pratos, assim como se tempera as vidas e as emoções.

Quando criança, Fanis aprendera das lições do avô Vassilis de que a palavra gastronomia rima com a palavra astronomia e que, por isso, o astrônomo é um cozinheiro dos céus. E, assim, incorporando essas alquimias, Fanis passou a desenvolver um faro especial para a criação de pratos magníficos. O destino costuma pregar suas peças, e após, 30 anos, o personagem se ver na iminência de reencontrar seu avô, acometido de uma doença, e regressa a sua terra natal. Mesmo sendo, agora, profissional de sucesso na gastronomia e astronomia, o regresso o faz perceber a sua incompletude: Saime, um grande amor do passado, pode ser o ingrediente que ainda falta em sua receita da vida. Um Toque de Canela, além dessa fusão de gastronomia, amor e vida, também oferece ao espectador belas fotografias que mexem não só com os sentidos, mas com a alma.

FICHA TÉCNICA
Ator / Atriz:Georges Corraface, Ieroklis Michaelidis e Renia Louizidou
Dirigido por: Tassos Boulmetis
Gêneros:Comedy, Drama
Liberado: 24 Out 2003
Duração: 1h 48m
 

Outros Artigos

> leia mais

Comentários

Deixe seu comentário