Le Pré Catelan, no Rio, homenageia chegada de primeiro francês no RJ

O restaurante Le Pré Catelan, localizado no Sofitel Copcabana, no Rio de Janeiro, acaba de lançar um novo menu. Trata-se de uma homenagem aos 459 anos da chegada da primeira expedição francesa em solo carioca. Elaborado pelo chef Rolland Villard, o cardápio ganhou nome de “Menu Villegagnon”, em referência ao capitão da expedição, Nicolas Durand de Villegagnon.
 
O navegador francês chegou ao que atualmente é a cidade do Rio do Janeiro em 1555, antes mesmo de seu fundador Estácio de Sá. Esse pioneirismo de Villegagnon foi o que inspirou o chef a elaborar o novo menu, que passa a integrar de forma permanente o cardápio do restaurante.
 
 
“Me inspirei na história dessa França Antártica fundada por Villegagnon para criar esse menu. É o passado ajudando a criar o futuro. Imaginei o que eu teria cozinhado para o banquete da inauguração do Forte Coligny com os ingredientes dessa terra e as técnicas da Haute Cuisine Française. Quatrocentos e cinquenta e nove anos depois, esse menu contemporâneo é uma homenagem à história comum da França e do Brasil”, explica Rolland Villard.
 
 
O “Menu Villegagnon” traz pratos contemporâneos que combinam com ingredientes nativos brasileiros. O chef mesclou, por exemplo, frutas como o caju, graviola e a banana às castanhas, ao feijão de corda, selecionando também a mandioquinha, taioba, mandioca, pimenta, o urucum, óleo de pequi e o tradicional feijão de corda. Outro destaque é o uso de fava de tonka, uma semente aromática originária do Brasil muito rara na gastronomia que proporciona um sabor adocicado, semelhante à baunilha, com um toque amadeirado.
 
Menu Villegagnon
Valor por pessoa: R$ 290,00 + 10%       
 
Couvert
Creme de mandioca trufado com crocante de couve &
Peixe marinado com pimenta de cheiro e batata doce
 
Entrada
Salada de feijão manteiguinha com óleo de pequi e folha de taioba e tartare de atum
 
Crustáceo
Camarão grelhado com batata baroa defumado e folha de taioba, emulsão de crustáceos com urucum
 
Peixe
Filet de robalo com palmito caramelizado e banana da terra com caldo de tucupi
 
Granité
Sorvete de graviola com champagne
 
Carne de caça
Capivara, javali ou leitão confitado em crosta de caju e ragu de feijão de corda
 
Carne
Fatias de contra filet com vinho tinto e açaí, farofa e croquete de cará com queijo
 
Sobremesa
Mil folhas de mousse de cupuaçu, fondant de chocolate e sorvete de fava de tonka com calda de maracujá
 
 

Outros Artigos

> leia mais

Comentários

Deixe seu comentário