O inverno está chegando. Hora de Raclette!

Fondue é um prato popular e bem conhecido, muito apropriado para esquentar as frias noites europeias. Mas se você está com viagem marcada para o velho continente neste inverno, que tal provar outro clássico da culinária da estação?


A raclette, menos conhecida pelos brasileiros, é um prato originário dos Alpes, entre a Suíça e a França, e muito popular nos dois países. Assim como a fondue, tem como base queijo derretido, só que a preparação é bem diferente.
 
Raclette não é só o nome do prato, mas também, do queijo que é seu ingrediente base. A palavra é derivada do verbo francês “racler”, que significa “raspar”. O queijo é amarelado, redondo e bem grande. Antigamente, colocava-se um pedaço bem grande do queijo na lareira, e as pessoas iam raspando na medida em que ele ia derretendo. Hoje em dia, o prato mudou um pouco: o queijo vem fatiado e se usa máquinas especiais para derretê-lo, fatia por fatia. Nas duas maneiras, o queijo derretido é “derramado” sobre batatas, que podem ser acompanhadas de frios, presuntos, pickles, baguete, entre outros.
 
 
Tradicionalmente, a raclette é acompanhada de chá ou outra bebida quente... afinal, estamos falando de uma refeição típica do inverno! Porém, vinho branco também é uma boa opção. No entanto, os especialistas desaconselham beber muita água... dizem que faz o queijo endurecer no estômago e pode provocar  indigestão. 
 
Se você estiver com uma viagem para Paris marcada para este inverno, sugerimos uma visita a um restaurante especializado neste prato. Um dos restaurantes mais conhecidos na Cidade Luz é o “Les Fondus de la Raclette”. Com três unidades em Paris, é até possível escolher qual unidade se adapta melhor a sua programação. Para criar o clima de montanha, os restaurantes têm decoração rústica, em madeira, e todas as mesas possuem o equipamento necessário para o prato. E você se torna o cozinheiro da noite! Mas vá preparado: é uma refeição pesada, e o prato é super bem servido. Se a fome não for muita, sugerimos dividir com seu acompanhante.
 
 
Lembramos, ainda, que como a raclette é uma refeição descontraída e sociável, pode durar horas, especialmente se você estiver acompanhado por franceses, que adoram curtir uma refeição. Portanto, um programa perfeito para fazer com amigos. Eu aceito convites.
 
 

Outros Artigos

> leia mais

Comentários

Deixe seu comentário