Latte Arte

 
A prática de decorar as bebidas à base de espresso e leite, com algum tipo de figura, torna-se cada vez mais comum entre as cafeterias. Algumas utilizam somente a espuma do leite; outros optam por cacau, ou canela em pó, ou utilizam algum tipo de calda açucarada. Essa arte de criar figuras na espuma do leite é chamada de latte arte, e já reúne milhares de fãs e praticantes por todo o mundo. Há, inclusive, campeonatos e disputas bem humoradas para que os baristas estejam praticando e se divertindo com suas modalidades.
 
O primeiro registro de latte arte no mundo foi em 1992, do Italiano Piero Merlo, que fazia figuras bem simples, como um pequeno coração ou alguns esboços de tulipas, ao despejar o leite no espresso quando preparava seus cappuccinos. Porém, o mesmo era bem honesto ao afirmar que ele não fora a primeira pessoa a “pintar com café”. Autodidata, ele apenas viu outros baristas fazerem e tentou replicar. Embora, o verdadeiro criador da latte arte ainda desconhecido. No entanto, Merlo teve um pupilo e foi justamente ele, Luigi Lupi, que tornou a latte arte conhecida mundialmente, ao demonstrar sua habilidade do leite decorado no campeonato mundial de barista de 2002. Ele foi ainda o responsável por aprimorar a técnica da latte arte estilo freepour (que utiliza apenas leite sendo despejado na xícara com mãos livres), por criar o campeonato mundial de latte arte, além de várias certificações, que foram criadas pelo mesmo nessa área.
 
Depois do alvoroço do campeonato de 2002, baristas do mundo inteiro ficaram interessados em se aprimorarem na técnica. A criação de diferentes designs da decoração do café, associado com a velocidade da propagação de informação promovida pelas redes sociais, contribuiu muito para o rápido crescimento da modalidade da arte no leite. É muito simples encontrar vídeos e tutoriais de como criar algumas figuras clássicas. E, cada vez mais, os baristas gostam de apresentar suas artes em suas bebidas. Hoje, há, inclusive em muitas cidades, o hábito de, na última quinta-feira do mês, acontecer uma reunião em alguma cafeteria para as pessoas disputarem, com muito bom humor e descontração, quem será o melhor latte artista da noite.
 
Já existem artistas com desenhos bem ousados feitos na espuma do leite, os quais utilizam palitos para realmente replicar verdadeiras obras primas, até mesmo designs em 3D com espuma saindo da xícara. Todavia o mais bacana é que cada figura tem uma particularidade. Nenhuma será perfeitamente igual à outra. E seja ela simples ou mais rebuscada, carrega sempre a mensagem do barista. É um presente, feito especialmente para você!

Outros Artigos

> leia mais

Comentários

Deixe seu comentário