As Artes de Martha

AS ARTES DE MARTHA: DA CULINÁRIA E DA VIDA

O presente artigo relata a vida de uma chef  apaixonada pela arte da culinária, Martha. Trata-se de um filme ambientado na Alemanha (2001), na cidade de Hamburgo, que envolve  ingredientes do viver humano: gastronomia, profissão, família e relacionamento amoroso. No gênero de comédia romântica, o tema gira em torno da personagem principal Martha ( Martina Gedek), uma obstinada chef de cozinha, que se esmera em sua profissão.

A sua busca pela perfeição na arte de cozinhar é traduzido no filme através de um clima que envolve, de forma detalhada, a preparação dos ingredientes, fato  que provoca  e aguça no expectador o aroma e o paladar das belas iguarias preparadas por Martha e seus auxiliares. Na vida da personagem só existe lugar para a realização de seu ofício. Martha se detém na precisão das receitas. Lida de maneira correta com as pessoas, só não consegue ser desenvolta e criativa com sua vida pessoal.

Na cozinha, além de correta, ela é exigente nas medidas, nos produtos usados, nos tipos de ingredientes, no tempo de preparo. Sabe saborear as comidas, porém não saboreia as tarefas, as companhias, as trocas entre as pessoas e não diferencia os diferentes sentimentos. No entanto, no decorrer do enredo, a sua rotina é bruscamente transformada diante do falecimento de sua irmã, pois ela se vê na responsabilidade de tomar conta da sobrinha Lina (Maxine Foerste), que passa a morar com a tia chef.

A convivência entre as duas é bastante conflituosa, pois tia e sobrinha precisam aprender a conviver e amadurecer emocionalmente. Esse convívio forçado possibilita a chef a trabalhar o lado humano, ceder espaço para o outro e buscar compreendê-lo. A fatalidade ocorrida com sua irmã faz Martha, também, licenciar-se do trabalho por alguns dias. Todavia, o seu retorno além do fato de ter sob sua tutela a sobrinha, encontra, no ambiente do restaurante, um novo chef de cozinha. Trata-se do irreverente italiano Mário (Sergio Castellito). Diante disso, Martha se depara com uma nova proposta: a responsável pelo estabelecimento quer que os dois dividam o mesmo espaço de trabalho e que tornem mais diversificado o cardápio e também os serviços prestados a seus clientes. E a personagem passa a lutar com seus conflitos interiores, diante de duas situações inusitadas postas em sua vida: a sobrinha e o parceiro de restaurante. É, assim, que, gradativamente, Martha vai aprendendo que existem outras receitas que não têm fórmulas nem medida: a convivência humana  e amorosa.

 
 
Ficha Técnica
Simplesmente Martha
Título Original: Bella Martha
País/Ano de produção: Alemanha, 2001
Duração/Gênero: 105 min., Comédia
Direção de Sandra Nettelbeck
Roteiro de Sandra Nettelbeck
Elenco: Martina Gedeck, Maxine Foerste, Sergio Castellito, 
August Zirner, Sibylle Canonica, Katja Studt, Antonio Wanneck, 
Idil Üner, Oliver Broumis, Ulrich Thomsen.
 

Outros Artigos

> leia mais

Comentários

Deixe seu comentário