Os 'mistérios' dos negócios

Vamos analisar o seguinte cenário: uma única rua repleta de restaurantes típicos, com gastronomia local, segmentados num item universal entre todos: CARNE DE BODE – quase um “bodódromo” usualmente chamado na Região Nordeste, quando um conglomerado de restaurantes serve a mesma especialidade – carne de bodes.
 
Nessa rua, andando calmamente durante um passeio, percebo que “apenas 1” restaurante está totalmente cheio, diria lotado, com fila de espera para mesas! Inicialmente, vem em minha mente a perplexidade da cena, pois a rua é quase exclusivamente detentora de restaurantes que vendem e servem a mesma comida – típica e com as mesmas preparações – assim começa o “mistério” dos negócios!
 
Afinal, o que está acontecendo com os outros? A comida é ruim? O serviço é ruim? Os preços são altos? As estruturas são piores? Onde estará o sucesso desse único empreendimento? Por que os outros não estão cheios? Ou mesmo, por que o restaurante vizinho está vazio? É quase inexplicável. Diria Jânio Quadros: “... o trabalho de forças ocultas...”. Evidentemente que não podemos utilizar desse argumento com concretude pois ao mundo dos negócios não se aplicam “forças ocultas” e sim parâmetros reais, estudados, analisados e circunscritos ao mundo da administração e aos negócios. Fico pensando, e isso dá margem a subjetividades, sobre o que, ou quais outras possibilidades, além das conhecidas e descritas nas rotinas dos negócios, poderiam contribuir para desvendarmos esses “mistérios”.
 
Será a chamada “propaganda boca-boca”? As redes sociais? Os “influencers” digitais? O encaminhamento dos guias de turismo? Enfim, ficamos com todas essas interrogações, buscando respostas para o motivo de que uns restaurantes, exatamente tal igual a tantos outros, fazem sucesso e outros não! Essa dificuldade de descobrir com exatidão a resposta, tem levado alguns empresários a perderem o sono,  aumentando, assim, a sua ansiedade, com razão, pois os investimentos estão cada vez mais altos, não só valores monetários, mas seus sonhos, suas energias, suas vidas pessoais e familiares acabam fazendo parte desse negócio que está com dificuldade de decolar.
 
Fica aqui um apoio e também algumas palavras para serem refletidas: CALMA, PERSISTÊNCIA, PACIÊNCIA, RISCOS CALCULADOS E EQUILÍBRIOS NAS AÇÕES. A busca por um profissional técnico, com conhecimentos específicos em suas áreas, sério, experiente, ético, pode ser uma saída, um apoio para discussão de novas estratégias, para abalizar as tomadas de decisões, antes, durante e depois de cada processo instalado e implantado.
 
Vale lembrar que, uma das principais características de empreendedores é a ENERGIA TRANSFORMADORA DE SONHOS EM REALIDADE. E isso não pode ser deixado de lado, mas pode ser equilibrado com divisão de tarefas, de pensamentos, de orientações e, principalmente, de respaldo técnico para nortear o melhor caminho.
 
Lembre-se que suas atitudes e pensamentos podem transformar seus dias. Por isso seja sempre POSITIVO E TRANSFORMADOR, pois o que é seu, algum dia chegará!
 

Outros Artigos

> leia mais

Comentários

Deixe seu comentário