O Bule

Fotos: Rogério Vital/Deguste Ovo molecular, feito com esfera de manga e iogurte
Ovo molecular, feito com esfera de manga e iogurte

O Bule faz aniversário. Um ano de existência. Uma volta ao redor do sol. Trezentas e sessenta e cinco noites, na maioria limpas e estreladas. Doze meses divididos em estações, em meses, em dias em horas. Horas divididas em composição de cardápios, em compras, em reuniões para definir pratos, em estudo de técnicas e maneiras de executar algumas pequenas surpresas, pois surpreender sempre foi a maior busca deste projeto iniciado em Abril de 2011.

 
Foi por acaso que O Bule iniciou as suas atividades em Abril, mas foi uma feliz escolha, uma vez que o mês de Abril deve o seu nome, Aprile, a Afrodite, ou Vênus, a deusa do amor e da beleza, ou Aprire, o mês em que os botões das flores se abrem. Afinal, fazer belos pratos e com muito amor, foi o que sempre nos motivou e desafiou ao longo desse ano. E flores, é sempre um item querido e obrigatório nos nossos pratos. 
 
Aliás, O Bule surgiu mesmo como um desafio. Um dia, um hoje assíduo e queridíssimo cliente, lançou uma proposta de fazer uma harmonização um tanto particular, e a solução foi trazê-lo para a propriedade da Lagoa do Bomfim, onde existiria maior liberdade e espaço para a criação de um cardápio personalizado. A partir daí, outros desafios foram lançados, e de repente surgia o conceito d’O Bule, de fazer menus degustações personalizados para satisfazer essa clientela digamos assim, curiosa.
 
Se O Bule pudesse ser definido numa frase, talvez fosse: “Porque não?”. Afinal, a ideia parecia atípica, receber pessoas fora do circuito de Natal, numa propriedade de campo, distante da cidade poderia ser uma loucura, mas...porque não? E é gratificante saber que a loucura deu certo. O Bule recebeu prêmio de Chefe do Ano pela Veja Natal, e também uma estrela no Guia 4 Rodas, mostrando que o trabalho sério e a dedicação da equipe seguia e segue um caminho gostoso e correto a se trilhar. 
 
Como em todo aniversário, surge sempre a inquietude e vislumbre de uma oportunidade de se fazer coisas novas. Por isso, na terceira semana de maio, O Bule se despede da temporada de verão, e fecha suas portas por três meses, preparando-se para reabrir em setembro. A equipe nesse intervalo segue em busca de outras técnicas, outras experiências, outras aventuras. Parte em busca daquele olhar infantil e curioso de quem vê tudo pela primeira vez, de quem se emociona ao entrar em contato com a beleza e se vê deslumbrado com as possibilidades que as grandes cozinhas do mundo podem oferecer. Dessa forma se pode readquirir aquele tom nostálgico que remete a um passado próximo, um desejo de voltar e poder partilhar o que se aprimorou, numa forma de agradecimento por ter a sorte de ter clientes tão especiais que pela maneira curiosa, nos permite sempre ser quem somos, e seguirmos em busca desse novo olhar. E é por eles, e para eles, que essa jornada continua e que esse caminho vale a pena ser trilhado. Muito obrigado a todos, vocês fizeram tudo ficar mais doce.
 
 

Outros Artigos

Cartagena das Índias

As Damas da Cozinha

Hoje é o aniversário da minha mãe. O primeiro em que ela passa no céu, e assim como Isabel Allende, ando em busca de consolo em um alimento que me conforte. E lembro então, das grandes damas da cozinha natalense, a quem a minha mãe sempre se referia, e também ela, recorria sempre, senão por conforto, apenas por prazer. Falo especificamente de duas gr...

Um certo bolo e banana

Lembro-me de minha infância passada na Lagoa do Bomfim, onde cada tia tinha a missão de se responsabilizar por algum prato, que depois serviria para ser colocado na mesa e ser servido para filhos e sobrinhos. As mais habilidosas eram minha mãe e minha tia do impecável e moderno caldo Knorr. As outras davam sua contribuição em forma de brigadeiros e cac...

Os 50 Melhores Restaurantes

O chef René Redzepi, no restaurante Noma Acaba de ser divulgada a esperada lista da San Pellegrino que elege os 50 melhores Restaurantes do Mundo. No topo dos 10 melhores, o Noma, na Dinamarca, que já encabeçou esta lista em outros anos. À frente dele, o Chef René Redzepi, que faz uma cozinha extremamente nórdica, baseada em suas ...

> leia mais

Comentários

Deixe seu comentário