Lombinho na Cerveja

Fotos: Canindé Soares / Deguste

O cenário gastronômico de Natal surpreende pelas muitas opções de restaurantes com os mais variados tipos de comida. Com predominância para os frutos do mar, a grande maioria das casas oferece facilmente deliciosos pratos à base de peixe e, principalmente, de camarão.

Mas existe um lugar por aqui que foge totalmente dessa proposta e oferece ao natalense uma comida regional que, apesar de reconhecidamente mais pesada, é feita com muito carinho e sabor: estamos falando do restaurante Mina d’água, do simpático casal Geraldinho e Ana Cristina Rezende. Diariamente, eles se esforçam para servir a mais tradicional comida mineira feita em panela de pedra sabão no fogão a lenha, que fica no salão à vista dos clientes, dando um charme a mais ao ambiente.
 
Em meio a tantas opções, existe um prato que eu gosto muito, que é o Lombinho na Cerveja, feito do lombo do porco, a parte mais magra desse animal. Trata-se de uma receita de família, da avó de Ana Cristina, dona Anália Rossi, que aos 82 anos ainda prepara essa iguaria em ocasiões especiais.
 
Para servir aos clientes, o lombo de porco, de aproximadamente dois quilos, fica marinando no dia anterior na cerveja com alho, louro, orégano e a pimenta mineira Bode para melhor absorver o sabor do tempero. E antes de ir para a panela com óleo bem quente, a carne é selada dos quatro lados para evitar que ela resseque por dentro. Depois ela é cozida por cerca de 40 minutos, até ficar dourada por fora. Durante esse período, o lombo é regado com a marinada para conferir mais sabor ao prato, que é servido em finas fatias com uma couve refogada no alho e cortada no formato de “cabelinho de anjo”.
 
No final, tem-se um prato muito saboroso e com textura macia, que pode ser apreciado sem “peso na consciência”, afinal, não dá para passar a vida toda comendo somente folha, né?
 
Mina d’água
Av. Campos Sales, 622 
Petrópolis - Natal/RN
Fone: (84) 3222-4710
Twitter: @minadagua
 

Outros Artigos

> leia mais

Comentários

Deixe seu comentário