CHEF: Os conflitos entre a profissão e a vida pessoal

Gastronomia e Cinema - Rejane Souza

Compartilhe:

26/08/2019 - 01h59

A coluna deste mês discorre sobre o filme CHEF, uma produção do ano de 2014. O diretor John Favreau é o mesmo que foi responsável pelo estouro da série “Homem de Ferro”. Além de dirigir, o ator também protagoniza o roteiro e é um dos personagens principais.

A história da película gira em torno do chef de cozinha Carl Casper (Jon Favreau). Um apaixonado pela profissão, no entanto sente-se desmotivado por ter sua imaginação criadora subtraída pelo personagem Riva (Dustin Hoffman). Além disso, o Chef mantém uma relação conflituosa com a ex-esposa Inez (Sofia Vergara) e sente-se incapaz de corresponder às necessidades de presença e afeto exigidas pelo filho Percy (Emjay Anthony).
 
Em meio as críticas recebidas pela falta de criatividade na criação dos pratos, Carl Casper resolve expor suas frustrações nas mídias sociais. Sem perceber o grau do alcance que tem esse meio de comunicação, põe seu futuro profissional em risco. E como alternativa, após acolher os conselhos de Inez, passa a servir comida cubana à moda food truck (trailers que sofrem transformação para servir comidas rápidas).
 
Nessa empreitada ele recebe o auxílio do amigo cozinheiro Martin (John Leguizamo). Trata-se da travessia pessoal de um homem que aproveita a crise generalizada instalada na sua vida para redescobrir os seus talentos como chef e pai.
 
Forte, temperadas com boas doses de ironia a cenas mais emotivas. Além disso, o filme oferece ao expectador imagens do preparo de todo o cardápio que aparecem na trama, alimentados por jaz fusion e ritmos latinos. Outro elemento importante é o uso das novas tecnologias como elemento na construção da história e a modelação do desempenho múltiplo e talentoso do personagem principal. Um filme que vale a pena ser visto por elevar o astral de qualquer espectador, especialmente os fãs de boa comida.
 
FICHA TÉCNICA:
 
CHEF
Gênero: comédia, drama
Nacionalidade: EUA
Ano: 2014
Diretor: Jon Favreau
Roteiro: Jon Favreau
Elenco Principal: Jon Favreau, Sofia Vergara, Emjay Anthony, John Leguizamo, Scarlett Johansson, Dustin Hoffman, Robert Downey Jr., Bobby Cannavale.