Leite para café

Papo Café - Ricardo Sousa

Compartilhe:

20/10/2019 - 00h32
O leite é o ingrediente principal na maioria das bebidas preparadas com café. A sua total harmonização com o café nos proporciona, além do sabor somado dos dois ingredientes, uma soma de tradição e receitas infindáveis da combinação dos dois. É utilizado desde o café com leite tradicional, até cappuccinos, mocaccinos, flatwhites, entre outros.  Desta forma, faz-se necessário ter o zelo e alguns cuidados, do mesmo modo que existe para o café, também ao leite, para que ambos atinjam aquele sabor e textura ótimos. 
 
É muito importante que o leite esteja homogêneo e fresco, para evitar aqueles pedaços de nata que ficam boiando dentro do copo. O sabor de gordura fica muito forte, quando isso acontece e evita a completa harmonização. Além disso, também deve-se evitar que o leite ferva. A temperatura ideal para uma bebida com leite é entre 68 e 75 graus Celsius. Acima desse ponto, o leite vai alterar o sabor.
 
Bebidas à base do café espresso, geralmente são preparadas com leite vaporizado. As máquinas de café espresso são dotadas de uma vareta de vapor, é possível incorporar ar ao leite e aquecê-lo ao mesmo tempo, para criar uma textura cremosa e aveludada, ao leite e interagir à crema do espresso. Esse processo de vaporização quebra a lactose em glicose, proporcionando mais doçura à bebida final. Para vaporização, o leite deve ser rico em proteínas. São elas que desnaturam e dão a textura cremosa que desejamos. Porém, o leite de preferência deve ser integral, em torno de 3% de gordura, para criar os cappuccinos, pois eles dão um maior corpo a bebida e prolongam o retrogosto. 
 
Caso você esteja utilizando uma cafeteira de cápsulas e também pretenda preparar um leite vaporizado, existe no mercado algumas opções de dispositivos para esse fim. O mais famoso é o aeroccino, da marca Nespresso, que além de aquecer, com uma molinha no fundo, incorpora ar ao leite, deixando-o cremoso. Existem, também, outras opções de cremeiras à pilha ou manuais. E para os que têm uma prensa francesa, também é possível aerar o leite utilizando-a.
 
As variações de bebidas são infinitas, vez que alguns gostam do leite natural, outros vaporizados, outros gelados. Há outros que adicionam outros ingredientes, como cacau, canela, chocolate, açúcar etc. Porém, o que irá conferir realmente o sabor da bebida são os ingredientes base, no caso o café e o leite. Se esses forem gostosos, com toda certeza, o sabor da bebida final terá muito mais chance de agradar a todos.