Locanda Di Lucca: você precisa conhecer

Saberes do Vinho - Gilvan Passos

Compartilhe:

18/07/2019 - 06h11
 
Se você é um apreciador da boa mesa e for a Bento Gonçalves, de passagem pela rota do “Caminhos de Pedra”, não deixe de visitar O Locanda di Lucca, o restaurante da mais fina gastronomia local. Eu estive lá durante o carnaval e vivi uma experiência que merece ser compartilhada. 
 
Os pratos são de apurado requinte artesanal, com ingredientes frescos (da estação), produzidos de forma sustentável por uma família de talentosos imigrantes italianos, capitaneada pelo jovem Lucas (Lucca), pelo seu pai, Edgar Luis Giordani e pela sua mãe, Marilei. 
 
Fomos recebidos ao som da tradicional música italiana, pelo Sr. Edgar, por um acolhimento impecável, e esperamos pelo repasto, tomando um Espumante Cave Amadeu Brut, da Família Geisse, uma verdadeira preparação para o delicioso menu saboreado no alpendre da bela casa de pedra, em 6 etapas.
 
Do menu constaram: Caponata de verão orgânica com lascas de pão orgânico, seguido de Creme de tomate com espuma de manjericão, para o que pedi da carta, com farta oferta de vinhos orgânicos e biodinâmicos, o delicioso Talise Sauvignon Blanc 2017, da Vinícola Vallontano, um espetáculo de vinho.
 
Na sequência, nos fora servido o prato Sol de Verão, panquecas de pancs, creme de cenoura e gengibre, redução de limão e pó de maracujá negro. Depois, salada orgânica com chuva negra e molho de mostarda e mel e pancetta crocante com pirão de mandioca orgânica, maçã, chuchu e pancs, foi quando provei o vinho Isabel 2018 Vinun Terra, um vinho biológico produzido e gentilmente oferecido pelo Sr. Edgar Luis Giordani. E confesso, nunca havia tomado um vinho da casta Isabel (variedade não vinífera), com tamanha qualidade. 
 
E para fechar a maravilhosa tarde de domingo de carnaval, que celebrava a nossa chegada ao Vale dos Vinhedos, para uma viagem enológica intensa, nos fora servido um Gellato artesanal de mel orgânico com brigadeiro de mandioca biodiâmica, e maracujá negro. Saímos por volta das 15 horas, já na direção da primeira Vinícola, a Valmarino, onde o Guilherme e o Marcos Salton nos aguardavam para um bom bate papo e uma grande degustação. 
 
A Locanda di Lucca está abrigada em uma bela casa de pedra centenária, no meio da mata nativa, com bela paisagem bucólica, onde o contato com a mata nativa nos propicia um perfeito diálogo com natureza, da paisagem ao cardápio. É um local imperdível para visitar. Mas é preciso fazer reserva antecipada pelo site: www.locandadilucca.com ou pelo fone: (54) 9.9711-0424 com o Lucas.