O cantinho do café

Papo Café - Ricardo Sousa

Compartilhe:

20/10/2019 - 00h32

 

Muita gente fala que sonha em ter seu cantinho do café em casa. Aquele espaço em um canto de casa com seus métodos de preparo preferidos, organizado. Um ambiente com uma decoração bacana e que seja funcional o suficiente para receber os amigos e proporcionar uma sensação de praticamente estar em uma cafeteria. Porém, diante de tantos métodos, tipos de cafés e utensílios, a dúvida da maioria dos apreciadores é por onde começar. Vamos ver passo a passo como montar o seu cantinho do café.

A primeira coisa, na minha opinião, imprescindível, é ter uma bancadinha, em que você consiga realmente preparar o seu café, sem ter que levar para outro cômodo. Caso exista a possibilidade de ter também uma pia próximo, será perfeito.

O segundo passo é se perguntar qual o tipo de café você gosta mais. Café espresso, ou filtrado? No caso do espresso você vai precisar comprar uma máquina para esse fim, e um moinho de café. Preparar café espresso sem moer na hora é possível, no entanto o resultado nunca será tão bom quanto com o moinho. Caso a praticidade seja o principal objetivo, uma máquina de cápsula poderia servir. Já na opção de café filtrado, seria bom começar adquirindo seu método preferido e os filtros para ele. Caso não exista, ainda, uma preferência eu recomendo começar pela Hario V60, depois a Aeropress e a prensa francesa. Além disso você vai precisar de uma balança para pesar a água e o café , além de uma chaleira para esquentar a água. Eu particularmente gosto das elétricas, pela velocidade que esquentam a água e praticidade. O moinho para o café coado também é uma ótima aquisição, mas caso você opte em não comprar, procure cafés que tenham uma data de moagem o mais recente possível.

Que café comprar, vai depender muito do seu gosto pessoal. Café não é tudo igual, então compre marcas diferentes, pelo menos até conseguir perceber a diferença entre eles. Prove em diversas cafeterias para construir um repertório. Opte pelos cafés especiais, por serem de qualidade excelente e evite os tradicionais. Os detalhes dos cafés especiais estarão descritos no rótulo. Aos poucos você perceberá qual o café será o seu preferido.

Você vai precisar também de alguns utensílios, como leiteiras, colheres, polvilhadores, para canela em pó ou cacau, xícaras e pires. Devem ficar sempre à mão. Não faz sentido você ter que ir até a cozinha para buscar os objetos para preparar o café no seu cantinho. Disponha tudo pertinho e prepare o café ali mesmo, para você, ou para os amigos. E, sem esperar, você se tornará um barista!