Os Vinhos e as Cores do Verão

Saberes do Vinho - Gilvan Passos

Compartilhe:

 
É chegado o verão, a estação mais quente do ano, que marca seu início em 21 de dezembro e segue até 20 de marco, mas seus efeitos térmicos se fazem sentir no Nordeste durante todo ano. Então, o que beber num momento tão quente do ano?
 
O consumo do vinho está equivocadamente associado a climas frios, sendo considerado inadequado por alguns nesta estação. Um crasso engano dada sua pluralidade e diversidade de tipos, cores, castas e estilos, que clamam por torná-lo usual em todas as situações. Portanto, bebe melhor quem entende o vinho como uma bebida de ocasião.    
 
Verão pressupõe muita luz, sol e muito calor, e esses elementos geram um desgaste extra para o organismo, que precisa se preservar com muita hidratação, proteção solar, roupas leves, alimentos leves e bebidas leves e refrescantes. As cores do verão são as cores claras. Perceba que o Sol irradia cores cujo gradiente varia do amarelo, passando pelo laranja e chegando ao vermelho claro. Exatamente as cores dos vinhos desta estação: brancos verdeais e rosados nas versões tranquilos e espumantes, e alguns tintos levíssimos e, portanto, claríssimo na cor.  
 
A mesa do verão tem as mesmas cores. Repare nos pescados leves e frutos do mar, nas iguarias de viveiros e mesmo nos peixes de sabores mais intensos e marcantes como o salmão (rosa), o Atum e o Bacalhau, de cores claras, as mesmas cores dos vinhos desta estação. Harmonizá-los é como combinar bem duas peças de roupa quando se quer sair bem vestido.
 
Os queijos frescos, magros e de sabores mais leves, os patês que untam os pães, as saladas coloridas, as massas com molhos brancos ou vermelhos leves, as aves e outras carnes brancas, primam pelas mesmas cores. A arte de harmonizar, vista por esse ângulo, é semelhante às artes plásticas. É como pintar uma tela criando uma interação harmônica entre as cores, que fazem do todo algo melhor do que as partes isoladas. 
 
Mas, e os tintos, há vinhos tintos de verão? Sim, claro que há. Assim como há brancos de inverno. Os tintos do verão nascem de castas geneticamente leves como Pinot Noir e Gamay, possuem pouco extrato, são vinificados de forma objetiva, não passam por estágio em madeira, e são melhores apreciados quando jovens. Vinhos assim apresentam uma cor vermelho clara (cor do verão), são leves, frutados e devem ser apreciados mais frios, entre 14ºC e 16ºC  
 
Com estas dicas, desejo que as cores deste verão tornem a sua mesa e a sua vida ainda mais colorida, saudável e prazerosa.