Um retorno em grande estilo ao Castelo Banfi Montalcino – Siena – Itália

Saberes do Vinho - Gilvan Passos

Compartilhe:

20/09/2019 - 11h29
Seguramente digno de uma estrela Michelin, o Restaurante La Taverna, do Castello Banfi, em Montalcino, é, além de aristocrático no conforto e na decoração, impecável no serviço, na apresentação dos pratos, na qualidade da comida e harmonização com os vinhos.   
 
A Cantina Banfi, que dista do castelo cerca de 3 km, é a maior vinícola da Europa, com uma produção de 15 milhões de garrafas por ano, divididas em 33 rótulos, só em Montalcino, havendo, ainda, que considerar a produção noutras várias regiões da Itália.
 
No Castello Banfi (Poggio Alle Mura), onde a fotografia registra tudo na mais perfeita ordem, funciona o restaurante La Taverna, a loja onde se pode adquirir os vinhos e souvenir do Castello, o museu, que conta a história do vinho local, e um pequeno e luxuoso hotel para os amantes do vinho mais abastados.   
 
Desta feita, a visita aconteceu conduzindo o grupo Baquianas (Confraria das Mulheres do Vinho de Natal), com o qual estive em tour por uma semana na Toscana, visitando cantinas e degustando grandes vinhos. 
 
À chegada do Castelo, ainda na recepção da loja, serviram-nos como drink de boas-vindas uma taça do Spumante Banfi Brut Método Clássico. E, em seguida, adentramos ao Restaurante onde apreciamos um menu em 4 etapas, composto de Amouse Buche, seguido da entrada: creme de tomate, mozzarella crocante, bacalhau e rúcula, escoltado pelo vinho Fontanelle Chardonnay 2017. 
 
O primeiro prato Ravióli de carne assada no creme de abóbora e raspas de trufas de verão, fora acompanhado do vinho Sumus 2014 IGT, um dos Supertoscanos do Castello. O segundo prato: Entrecorte em crosta de bernaise e amêndoa ao Brunello di Montalcino, teve como vinho o Brunello di Montalcino Castello Banfi 2013, em uma sinergia mais que perfeita. De sobremesa encerramos com Castello Cookies e café. 
 
Um almoço memorável, em um local de beleza rara e impecável, onde o serviço, a comida e a beleza estética dos pratos instigam qualquer apreciador da boa mesa a voltar sempre. Recomendadíssimo!