Vamos à Praia reúne amantes do vinho no RN

Fotos: Rogério Vital / Deguste
No último final de semana, o Rio Grande do Norte recebeu, pela segunda vez consecutiva, o evento Vamos à Praia, do Fórum Enológico da Academia do Vinho. Essa é a XIV edição do Encontro, que reúne amantes do vinho de vários estados brasileiros. O evento é composto por degustações, palestras, interação entre os participantes e, claro, confraternização.
 
Durante quatro dias, entre 25 e 28, o grupo frequentou, sempre acompanhado de bons vinhos, pontos em algumas das principais praias do litoral potiguar. Eles estiveram, por exemplo, em um jantar de abertura no restaurante Paçoca de Pilão, em Pirangi, bem como realizaram várias degustações no Hotel Praia Bonita, na praia de Camurupim.

 
Foram abordados, por exemplo, temas como vinhos austríacos e vinhos de Bordeaux. Uma das degustações, conduzidas pelo enófilo Altino Martins, teve como tema um comparativo “Alvarinho X Albarinõ: Portugal ou Espanha?”. 

 
Um dos pontos de confraternização do grupo aconteceu na sexta-feira à noite, também no Hotel Praia Bonita, no qual foi realizado o “Traga seu Vinho”. O empresário e enófilo Erich Rodrigues, que coordenou o Vamos à Praia nos dois anos no Rio Grande do Norte, explica que no Traga seu Vinho cada casal leva um vinho diferente, que de alguma maneira tenha sido marcante na vida deles, e compartilha a história para os colegas.

 
No sábado, os integrantes do Fórum Enológico fizeram um passeio de buggy e 4X4 pela praia de Pipa, tendo almoço regado a vinho no restaurante Tapas. O chef Daniel Cavalcanti, do Cascudo Bistrô, comandou o jantar no Hotel Praia Bonita, na noite do sábado. No domingo, o grupo encerrou as atividades.

 
A Academia do Vinho é formada por um grupo de apaixonados pelo vinho que teve início através da internet, ainda em 1997. De lá para cá, vários Fóruns Enológicos foram realizados, mas, até o ano passado, nunca tinha acontecido em uma cidade com características de litoral, tanto que os encontros eram chamados de Vamos à Montanha. Agora, o Rio Grande do Norte entrou no roteiro e deverá, futuramente, voltar a sediar os encontros.
 

Comentários

  • Deguste
    ANTONIO ALVES DA ROCHA NETTO - ROC disse:

    Penso que já fiz comentários sobre a beleza do evento. Mas, na dúvida, prefiro pecar por excesso. Parabéns à todos da comissão organizadora pelo belo trabalho que executaram. Parabéns à Deguste pela cobertura. Torço para que brevemente o evento retorne à Natal.

    Responder

Deixe seu comentário

voltar <