Nona edição do Festival Gastronômico da Pipa começa nesta sexta-feira

Fotos: Rogério Vital

A Praia da Pipa, um dos principais cartões postais do Rio Grande do Norte, terá ares totalmente gastronômicos, a partir desta sexta-feira (4). Durante nove dias, de 4 a 12 de outubro de 2013, o famoso recanto paradisíaco de Tibau do Sul receberá a 9ª edição do Festival Gastronômico da Pipa. Com uma programação gastronômica e cultural diversificada, o evento, realizado pela EDUCAPIPA e promovido pela Prefeitura Municipal de Tibau do Sul, proporciona uma verdadeira festa de cultura, sabor e muito charme.

A abertura oficial será nesta sexta-feira, na Praça dos Pescadores. Na ocasião, o chef Welder Albuquerque e seus convidados prepararam um enorme tacho com Arroz de Caldeirada. Já tradicional na abertura do Festival Gastronômico da Pipa, a ação tem como objetivo a venda de porções a preço acessível, com toda a renda revertida para o Projeto Afeto (www.projetoafeto.com.br).
 
Esta edição traz muitas novidades e a expectativa da organização é de reunir um público recorde, de participantes, visitantes e também de parceiros. O Guia Gastronômico do Festival contempla 29 estabelecimentos da Pipa, com um total de 33 receitas.

   
As novidades deste ano ficam por conta do Concurso Novos Talentos, que passa a ser dividido por categorias, e conta com inscrições locais e de Minas Gerais; da realização dos Festins (jantares exclusivos, estilo banquete com participação mediante reserva), da ação Chefs na Pipa (caracterizada por barracas com comidas de Chefs em pequenas porções e a preço acessível), da votação eletrônica do Concurso Gastronômico e ainda da feira de negócios, que terá apoio do Sebrae, e da vinda de Chefs e participantes de diversos estados do país.
 
Na Arena Gastronômica, já tradicional, diversos temas serão abordados em oficinas e palestras gratuitas ministradas sempre por dois chefs em um bate-papo descontraído e saboroso. Este ano, em homenagem ao Dia das Crianças, o Festival apresenta as Juniors Chefs Isadora Galvão e Deni Lubambo, de 8 anos, em oficina no dia 12 de outubro. Na programação cultural, o Festival conta com o apoio do Projeto Janela Aberta SESC-RN, que juntos apresentam as diversas atrações, durante todos os dias do evento.
 
“A nossa preocupação é valorizar a culinária típica do Rio Grande do Norte e aprimorar o conhecimento técnico gastronômico dos nossos profissionais, enfatizando sempre a cultura local e contribuindo significativamente com o desenvolvimento socioeconômico de Tibau do Sul, do Estado e do Brasil. Esse é o critério que seguimos até hoje”, afirma o coordenador do Festival, Cláudio Freitas.

Cláudio Freitas, fundador e organizador do Festival, ao lado de André Rockert, diretor comercial do evento.

A Campanha
Nesta nona edição, o Festival Gastronômico da Pipa traz o tema “Delícias do Paraíso”, apresentando na campanha ilustrações representadas por um Chefe de Cozinha – o diabinho cozinheiro – e um garçom – o anjinho, com um toque de humor, brincando com a ideia do pecado da gula: os garçons oferecem os melhores pratos, são verdadeiros anjos que sugerem o que a casa tem de melhor; e os chefes de cozinha “fazem o diabo”, criando novas receitas e conseguindo sabores surpreendentes, levando os participantes a cometerem esse pecado. Tudo isso, sugerindo um clima divertido e uma relação de interação direta com as paisagens da Pipa.
 
Os Festins
O Festival Gastronômico da Pipa, 04 a 12 de outubro de 2013, inova na programação e realiza este ano em Pipa/RN os FESTINS. Serão dois jantares particulares de pompa, caracterizando exclusivos banquetes para um grupo fechado de 60 pessoas. Para comandar o menu dessas noites especiais, realizadas nos dias 05/10 e 10/10, foram convidados chefs renomados no país.   
 
No sábado 05/10, às 20h, o Chef Tadeu Lubambo, do restaurante Camamo, recebe a Chef Sabrina Mahler, no Girassóis Lagoa Resort.  A catarinense Sabrina Mahler, com formação na  Cordon Bleu - Londres UK, foi proprietária do Luna Bistrô, em Natal (RN), e foi a primeira mulher do Nordeste e primeiro Chef do Rio Grande do Norte a fazer parte da Associação Brasileira da Alta Gastronomia (ABAGA).

Chefs Gabriel Vidolin e Sabrina Mahler são as grandes atrações dos Festins

No segundo FESTIM, que acontece na quinta-feira, dia 10/10, o Chef anfitrião Walter Dantas recebe o Chef Gabriel Vidolin, no Hotel Ponta do Madeiro. Cozinheiro de São João da Boa Vista, interior de São Paulo, Gabriel Vidolin apresenta uma nova perspectiva sobre o tema da alimentação. Com ele, o Leão Vermelho ganha vida. Uma casa que oferece uma experiência única que exige do comensal sensibilidade, imaginação e leveza dentro de um estilo tão distinto. E mais: uma casa exclusiva, com apenas uma mesa para quatro pessoas.
 
O Leão Vermelho só revela-se aos comensais no dia do jantar. É um convite ao sentimento, propõe um mergulho ao universo de sensações e sabores (leia mais: www.oleaovermelho.com). As reservas para os FESTINS podem ser realizadas pelos telefones (84) 3235-1950/1958/1959. Cada jantar dará direito ao menu confiance completo harmonizado com bebidas.
 
O Festival Gastronômico da Pipa é realizado pela EDUCAPIPA, Associação Educacional Comunitária do Município de Tibau do Sul, entidade não lucrativa que tem por finalidade apoiar, promover e divulgar a cultura, a educação formal e não-formal, as artes, os esportes, e as comunicações no município. Promoção: Prefeitura Municipal de Tibau do Sul/RN. Operadora Oficial: Foco Operadora. Patrocínio: SENAC, La Violetera, Devassa, UnP, Makro Atacadista, SESC, Multibar, Brasinox, São Braz. Apoio: SEBRAE, SESI, Abrasel, Ecoflags, Armação Propaganda, Revista Deguste, Rio Sol, Clan.
 
A lista dos estabelecimentos participantes e a programação completa estão disponíveis no site: www.festivadapipa.com.br. Mais informações podem ser obtidas no site ou pelo e-mail: imprensa@festivaldapipa.com.br.
 

Comentários

Deixe seu comentário

voltar <