Festim é atração do Festival de Gastronomia da Pipa

Fotos: Rogério Vital Chefs Sabrina Mahler, Tadeu Lubambo e Adriana Lucena
Chefs Sabrina Mahler, Tadeu Lubambo e Adriana Lucena

O que podemos esperar quando dois chefs talentosos como Tadeu Lubambo e Sabrina Mahler se juntam para fazer um jantar no estilo menu degustação? Com certeza uma noite mais que agradável, em que sabores e texturas fizeram a “cabeça” dos gourmets que participaram do 1º Festim, como parte da programação oficial do IX Festival de Gastronomia da Pipa, que começou nesse último final de semana, e que prossegue até o próximo domingo, dia 13 de outubro.

 
O festim foi realizado na pousada Girassóis Lagoa Resort, em Tibau do Sul, com serviço de menu em seis tempos, com três entradas, dois pratos principais e uma sobremesa, tudo harmonizado com espumante rosé e branco da Rio Sol.

   
A primeira entrada servida aos convidados foi um Harumaki picante de carne de sol envolto em açúcar, feito por Sabrina Mahler. O Harumaki estava muito bom, com massa crocante e levemente adocicada, que se contrapôs ao salgado da carne de sol.

 
O chef Tadeu Lubambo ofereceu o frescor das ostras cultivadas na região, que foram escoltadas por um delicado sorvete de cachaça. A terceira entrada foi de Sabrina, que serviu um Tartar de salmão com ovas do próprio peixe. O prato estava leve e muito saboroso.

 
Tadeu Lubambo volta à cena do festim com o primeiro prato do jantar, o Suadinho de Camarões, uma leitura do chef para o ceviche, comida símbolo da gastronomia peruana. O Suadinho estava simplesmente maravilhoso e refrescante por causa do sabor cítrico do limão, muito bem equilibrado. A textura do camarão estava perfeita com cocção corretíssima. Na suposta simplicidade desse prato, Tadeu mostrou que é um craque na cozinha, fazendo jus a fama de seu restaurante Camamo, que todos os anos mantém suas duas estralas concedidos pelo conceituado guia Quatro Rodas.

 
O segundo prato principal foi de Sabrina, que preparou com muita precisão um Magret de Pato com molho de vinho do Porto, escoltado por cogumelos frescos e purê de damasco com ervas frescas. Prato refinado em que o esmero na elaboração garantiu um conjunto harmonioso com várias texturas, sabores e bonita apresentação.

 
A sobremesa foi trabalhada a quatro mãos, um sorbet batizado de Baco Descansado, feito de vinho malbec com castanha de caju triturada. Um final simples porém gostoso para um jantar informal numa noite inesquecível.

Jornalistas do Rio de Janeiro (esq.), ao lado do diretor da Revista Deguste, Benício Siqueira, e da esposa dele, Joelma Siqueira

Na próxima quinta-feira, dia 10, será realizado o 2º Festim no hotel Ponta do Madero. A cozinha será comandada pelos chefs Walter Dantas e Gabriel Vidolin. As reservas para o jantar podem ser feitas pelos telefones (84) 3235-1950/1958/1959, ou na banca de Tota, em Petrópolis, que já está vendendo as senhas. O Hotel Ponta do Madeiro, em parceria com o Festival, está oferecendo um pacote promocional, com hospedagem (na noite do Festim) no próprio hotel por R$ 550,00 por casal, em quarto duplo. Reservas direto com o hotel.

   

 

Comentários

Deixe seu comentário

voltar <