Circuito Gastronômico de Natal é sucesso de público

Fotos: Rogério Vital

Foram dezenas de receitas, muitas histórias ao pé do fogão e, claro, um festival de comida boa servida à mesa no último final de semana, com a realização do I Circuito Gastronômico de Natal. Patrocinado pela Prefeitura de Natal através da Funcarte, sob a coordenação de Walde Faraj, criador do Circuito dos Festivais Gastronômicos e Culturais do RN, o evento foi um deleite para os sentidos e um sucesso de público. Durante os quatro dias de Circuito, mais de 20 mil pessoas passaram pela tenda e também pela galeria de quiosques e alameda da praça das Flores, com quiosques de especialidades, botecos e mesas nas calçadas.  

 
Chefs de cozinha renomados, gastrônomos, estudiosos ou simplesmente cozinheiros curiosos e gourmets em geral, se uniram em prol de uma gastronomia mais rica, saborosa e afetiva. Mais que isso, levantaram questões sobre o resgate de sabores e saberes desaparecidos da nossa cozinha potiguar e a importância da sustentabilidade.

   
Passaram pela Cozinha Show os chefs Ana Luíza Trajano, que aproveitou para fazer um pré-lançamento do seu novo livro “Cardápios do Brasil” (Senac Editora). Douglas Van Der Ley de Pernambuco, Marco Tullio Abras, de Minas Gerais. Representando a gastronomia portuguesa, um dos temas do evento, vieram o chef português Paulo Matos e a enóloga Jacira Matos, a convite do Consulado de Portugal em Natal. Além dos chefs radicados no RN Tadeu Lubambo, Adriana Lucena, François Schmitt, Fabiana DallOnder, Nito Avelar e Cacau Wanderley. 

 
Nas concorridas tendas de especialidades, cozinharam os chefs Ítala Bezerra, Totoia, Walter Dantas, Cozinha Padedê, Guetto, Rodrigo Santana, Mila Santos, Jorge Sequeira, Eli Marinho, além de tendas dos produtos Lucena, Café São Braz, Michele Maisto (Mediterrâneo Buffet), Canessa e Montanares, entre outros espaços gastronômicos da praça.

 
O Circuito também promoveu concurso Duelo dos Curiosos, com objetivo de incentivar a paixão pela gastronomia, a troca de saberes e as descobertas culinárias de pessoas comuns. A primeira edição contou com sete participantes e seus companheiros de equipe. 

Tilápia à New Orleans de Múcio Sá, vence o Concurso Curioso Gastronômico do Circuito

Após três dias preparando seus pratos ao vivo, o resultado ficou assim: Em primeiro lugar Múcio Sá (parceiro: Aldanisa), que preparou o prato Tilápia à New Orleans, um prato de origem crioula mas que ganhou um toque de ingredientes locais; em segundo lugar, André de Paula (parceiro: Alexandre de Paula) com o Peito de pato, farofa de banana da terra e purê de batata baroa; o terceiro lugar foi para Flávio Araújo (parceiro: Carlos Maia) que serviu Arroz de lagosta com purê de dois sabores. Também participaram do concurso as duplas Getúlio Soares e Ana Barreto; César Revorêdo e Simone Farret; Ivanaldo Maia; Moisés Pereira.

   
O Circuito Gastronômico prossegue até dezembro com festivais parceiros. O Pratodomundo, promovido pela SAMBA – Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e Adjacências – terá edições ainda dia 23 e 30 de novembro, no Centro histórico. E a Festa do Camarão, promovido pela Abrasel até dia 30 de dezembro, com adesão de 50 estabelecimentos.


O I Circuito Gastronômico de Natal tem patrocínio da Prefeitura do Natal através da Funcarte. E parceiros Abrasel, Sebrae, Senac, Sesi, Semsur, Consulado de Portugal, Flor de Sal-Cimsal, Multibar, Alimenti, Tecnox, São Braz, Nordestão, Canessa e Montanares.

 

 

Comentários

Deixe seu comentário

voltar <