Terça-feira é dia de ostras frescas no restaurante Lotus

Fotos: Benício Siqueira / Deguste

Apesar da produção de ostras do Rio Grande do Norte se concentrar a menos de 100 km de Natal, principalmente nos municípios do litoral agreste do estado, sobretudo em Tibau do Sul, não é comum encontrar esse molusco nas mesas dos principais restaurantes de Natal.

O casal Michelle Mognatti e Joelson Leite é proprietário da casa
 
Uma dessas exceções é o Lotus Japanese Fusion Cuisine, do chef Joelson leite, que toda terça-feira recebe ostras frescas de Caiçara do Norte, cultivadas pela empresa Ostra Mar.
 
Os clientes de Joelson pedem, na sua maioria, as ostras in natura, escoltadas por sal, limão ou azeite. Mas o chef também serve ostras gratinadas com um delicioso creme de tofu e parmesão, elevando esse molusco à condição de uma verdadeira iguaria, vez que a sua cocção juntamente com o creme alteram profundamente seu sabor e textura.
 
As ostras estão disponíveis in natura e gratinadas com um delicioso creme de tofu e parmesão, como na foto acima
 
Joelson defende que as pessoas deveriam comer mais ostras, que são riquíssimas em proteínas, vitaminas e sais minerais, além de possuir doses elevadas de zinco, ferro, magnésio, cálcio e vitamina A. "As ostras não têm gordura e nem colesterol. Portanto, não engordam. Uma dúzia delas não passa de 100 calorias", revela o chef.
 
 
Além dessas vantagens ao se consumir ostras, existe uma crença de que elas têm propriedades afrodisíacas, justificado pela grande quantidade de zinco, e de dois aminoácidos (ácido D-aspártico e N-metil-D-aspartato) que, segundo pesquisas recentes, conseguem elevar o nível dos hormônios sexuais, principalmente a testosterona em homens e progesterona em mulheres.
 
O restaurante tem ambiente sofisticado e muito aconchegante
 
E qual a melhor bebida para acompanhar as ostras? Para Joelson, a clássica harmonização pede os espumantes ou champagnes devido ao frescor da sua acidez. Outra opção do chef é um bom vinho branco de estrutura leve a meio encorpada, com aromas delicados e acidez agradável, como os Chablis da categoria villages.
 
Lotus Japanese Fusion Cuisine
Rua Dr. Orlando de Azevedo, 1840
Capim Macio - Natal/RN
Fone: (84) 3217-3451
Instagram: @lotusjapanesefusioncuisine
Facebook: /lotusjapanese

Comentários

Deixe seu comentário

voltar <