Estudantes de Natal e PB ganham concurso 'Novos Talentos' nas categorias prato principal e entrada

Fotos: Divulgação
Cordeiro Engomado, escolhido o vencedor na categoria prato principal
 
A goma de tapioca está em alta e sua aplicação na gastronomia oferece a cada momento uma nova descoberta. Por isso foi escolhida para ser o tema do concurso “Novos Talentos”, no 13º Festival Cultural e Gastronômico da Pipa. O desafio foi preparar entrada, prato principal e sobremesa utilizando o ingrediente nordestino como elemento do prato. As competições começaram na segunda-feira (25) e foram encerradas nessa quarta-feira (27), na cozinha do festival, com participação de 12 duplas de chefs. O resultado surpreendeu coordenadores e jurados. 
 
A dupla vencedora na categoria prato principal foi Simone Grazy e Marcílio Cavalcante, estudantes da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB). Eles apresentaram o 'Cordeiro Engomado'’, uma referência ao tema desta edição — “Tapioca – Descoberta do sabor no Nordeste”. Esta não foi a primeira vitória da dupla. Em 2016, os estudantes de gastronomia foram contemplados com o primeiro lugar na categoria Melhor Entrada.
 
Marcílio Cavalcante e Simone Gracy foram os grandes campeões do Concurso Novos Talentos na categoria Prato Principal
 
Servido em frigideira de ferro fundido, o prato principal campeão trouxe um carré de cordeiro cozido em baixa temperatura. Como guarnição havia purê de castanha de caju, purê de pitanga com goma de mandioca, vinagrete de feijão verde e molho de pitanga. "Buscamos um prato com características regionais, tendo a tapioca em evidência na preparação", indicou Marcílio Cavalcante, um dos responsáveis pela preparação. "Foi um desafio e uma surpresa, pois não testamos o prato", completou Simone Grazy, que, apesar de estudar na Paraíba, é potiguar.
 
Em 2º lugar ficou Rayanne da Silva e Raquel Costa com o prato "Tabatinga". E em 3º lugar a dupla Paulo José Silva Barbosa e João Alves da Costa pelo prato "Rainha Branca das Feiras com Cordeiro de Sol e Molho da Terra".
 
Gingado da Redinha, melhor prato na categoria Entrada
 
O Chef Lucivaldo Galvão, que assina o menu do restaurante Ponta do Pirambu, em Tibau do Sul, foi um dos jurados da noite. Ele informa que todas as duplas vieram preparadas para vencer. "A criação que venceu estava muito boa e bem apresentada, mas todos foram merecedores do prêmio. O concurso é bom pois abre janelas para todos", afirma o chef que já conquistou três primeiros lugares do concurso Novos Talentos em edições anteriores.
 
Para a professora Priscilla Vanini, coordenadora do júri de 'Novos Talentos', os gastrólogos em formação se dedicaram bastante para serem reconhecidos pelo mercado. "Todos os participantes se empenharam com bastante afinco em suas preparações. Eles reconhecem a importância do concurso e a oportunidade do festival de trazer à tona pessoas que tem todas as condições para se tornarem profissionais de sucesso futuramente", comentou.
 
CATEGORIA ENTRADA
 
A primeira etapa foi a entrada: quatro duplas se apresentaram na noite de segunda-feira e o resultado ficou assim: 1º Lugar: Tadeu Valente e Daniel Medeiros com o prato "Gingado da Redinha". 2º Lugar para dois chefs do Senac-RN Jhonata Coelho e Rodrigo José Martins. Eles prepararam a receita "Embrulhado de Tapioca Cremosa". E em 3º Lugar ficou a “Surpresa Nordestina” de Shirley Bezerra e Sammyr Balbino.
 
Tadeu Valente e Daniel Medeiros venceram na categoria Entrada
 
SOBREMESA
 
A quarta-feira (27) foi o dia mais doce e desafiador: preparar uma sobremesa utilizando entre os ingredientes a tapioca. Venceu o “Jardim de MANI”, criação de Alexandre Daher Ferreira Sales e Cely dos Santos Correa. " O 2º lugar ficou para a dupla Augusto Cesino Monteiro de Medeiros Neto e Thaline Rayane R. da Silva pelo prato "Navegos". E em 3º lugar: Reynaldo G. Neves Júnior e Eloysa Larissa de Souza Freitas por "Os Sete Pecados Originais".
 
CONCURSO NOS RESTAURANTES
 
Restaurantes, bares, bistrôs, lanchonetes e cafés participam do Concurso Gastronômico nas categorias Prato Principal, Entrada e Sobremesa. A votação é popular, e pode ser feita no restaurante visitado, através de um prisma, onde o cliente deverá utilizar o aplicativo para fazer a leitura do QRCode. Ou pode votar no site www.festivaldapipa.com.br/concurso
 
OSTRAS E FEIJÃO
 
Além do tradicional “Melhor feijão da Pipa”, no próximo sábado (30), será realizado na Pipa o primeiro Concurso Gastronômico de Ostra da Pipa. As  inscrições estão abertas para chefs da região de Tibau do Sul até sexta-feira (29). Serão selecionados quatro chefs, que apresentarão ao júri técnico quatro pratos que obrigatoriamente contenham a iguaria.
 
O tempo de preparo do prato é 30 minutos.  Junto àa inscrição deve ser enviada a ficha técnica/receita, para o seguinte e-mail: gastronomia@festivaldapipa.com.br
 
O Festival da Pipa conta com patrocínios do Café São Braz, Sebrae-RN, Hotel Pipa Atlântico, Lei Câmara Cascudo, SENAC/Fecomércio, Gourmet Expert powered by Portulogia, Goma Sinhá Maria/ Primícias do Brasil, CTSI e Makro. A realização é do Festival da Pipa e ong Educapipa e co-realização do Governo Cidadão via Banco Mundial, através da Setur – Secretaria Estadual de Turismo e Governo do RN e da Prefeitura de Tibau do Sul.
 
OFICINAS
 
O festival recebe a primeira chef indígena do Brasil, Kalymaracaya Mendes Nogueira, da Aldeia Bananal. Ela nasceu na tribo Terena e se mudou de Aquidauana para Campo Grande durante a infância. Depois de se formar em turismo e gastronomia, decidiu trabalhar com ingredientes cultivados em sua aldeia. Desde 2014, atua no movimento Slow Food, além de ter participado de um projeto de pesquisas para o Instituto Paulo Machado, com pimentas crioulas das índias Terena. O tema da oficina é “Nossa tribo, nossos valores, nossa comida”, marcada para dia 30, às 20h.
 
CONFIRA PROGRAMAÇÃO DE QUINTA A SÁBADO
28/09 - QUINTA-FEIRA
 
18:30 –  Help da Pipa Convida: A cozinheira famosa pelas cocadas e quitutes recebe um convidado
20:00 – "Uma Porção de Sucesso" com o Chef Betão Barbosa
21:30 –  Concurso do Melhor feijão da Pipa
 
29/09 - SEXTA-FEIRA
18:30 –  Descobrindo Sabores com SENAC RN
20:30 –  SEBRAE apresenta queijos artesanais do Seridó
21:30 –  Pães Artesanais com a gastróloga e padeira - Chef Luise Medeiros
 
FESTIM - No Hotel Ponta do Madeiro
 
30/09 – SÁBADO
18:30 – Novos sabores da cozinha regional com o Chef Cumpade João
20:00 – Nossa tribo, nossos valores, nossa comida - Chef Kalymaracaya Mendes
21:30 – Encerramento
 
Vila dos Chefs - Comidinhas preparadas no local para degustar
Carla Correia (Masterchef Brasil) e Angelo Medeiros  (Chef Senac)  Warison Albino (Senac) e Miau Caldas                       
Jonatã Canela  (Chef Senac)                      
Timoteo Domingos (Gastrotinga)                      
Felipe Araújo                       
Mariana Assayag

Comentários

Deixe seu comentário

voltar <