O jantar no Abade com os vinhos portugueses da vinícola Casca Wines

Fotos: Benício Siqueira / Deguste
O enólogo Pedro Serôdio ao lado de Gustavo Wagner, da Di Vino Wines, e a empresária Carol Macedo, dona do Abade
 
O enólogo português Pedro Serôdio, da vinícola Casca Wines, esteve em Natal na sexta-feira (01), para participar de um jantar harmonizado no restaurante Abade, em Ponta Negra, promovido pelo empresário argentino Gustavo Wagner, da empresa Di Vino Wine House.
 
Jantar foi harmonizado com rótulos da Casca Wines, de Portugal  
 
Pedro Serôdio apresentou cinco rótulos da linha Cabo da Roca Seleção do Enólogo, que tem como principal característica a expressão da fruta por não passarem por estágio em madeira.
 
Antes, o enólogo falou sobre o projeto da Casca Wines, uma vinícola fundada por enólogos portugueses, que surgiu com a missão de colocar no mercado uma marca com vinhos portugueses de alta qualidade. A empresa não faz o cultivo de uvas, e caracteriza-se por buscar os melhores frutos que nascem em cada região de Portugal, como Douro, Minho/Verde, Lisboa, Bairrada, Bucelas e Penísula de Setúbal.
 
 
 
O primeiro vinho degustado foi o refrescante Cabo da Roca Verde, um blend feito com as castas Loureiro, Arinto e Avesso. Suas notas são de maçã verde, groselha e um toque cítrico. Na boca percebe-se uma ligeira gaseificação, revelando uma acidez equilibrada, que harmonizou muito bem com as ostras, servidas de entrada.
 
Ostra fresca iniciou o jantar
 
Ainda de entrada, uma Salada de polvo foi escolhida para fazer companhia ao vinho Cabo da Roca Rosé, feito com as uvas Syrah, Aragonez e Castelão. Vinho leve e muito gostoso, ele tem corpo delicado e sabores refrescantes, ideal para o verão brasileiro.
 
O terceiro vinho da noite foi o Cabo da Roca Tinto Douro, servido para harmonizar com o delicioso Bacalhau mediterrâneo, uma posta alta e macia servida com as tradicionais batatas e um fio de azeite trufado. Maravilha!  O vinho é um caldo das uvas Tinta Roriz, Touriga Franca e Tinta Barroca, que no nariz revela boas notas de frutos pretos. Em boca mostra bom corpo e equilíbrio.
 
Salada de polvo
 
Para escoltar o saboroso Confit de pato com mix de cogumelos, Pedro Serôdio escolheu o vinho Cabo da Roca Tinto, da região de Lisboa. É um corte de Syrah, Aragonez e Castelão, com boas notas de especiarias e frutas vermelhas. Em boca tem notas de pimenta, ameixa e um certo herbáceo. Seu final é persistente.
 
Bacalhau mediterrâneo
 
O jantar foi encerrado com o pastel de nata, e a escolha do vinho não foi nada óbvia, pois deixou-se de lado o tradicional vinho do Porto para servir o Cabo da Roca Reserva Bucelas, um varietal feito com a uva Arinto, que apresenta notas minerais, frutas brancas e secas. Tem um final elegante e persistente, e fez bonito com a sobremesa.
 
A noite no Abade ainda revelou uma grata surpresa, quando Serôdio, antes de embarcar às pressas para Portugal, disse que ainda seriam servidos mais dois vinhos da linha reserva, o Cabo de Roca Lisboa Tinto e o Cabo de Roca Baga Bairrada, que foram apresentados por Gustavo Wagner.
 
Confit de pato com mix de cogumelos
 
O Cabo de Roca Lisboa Tinto é feito exclusivamente com a casta Syrah, com passagem de 12 meses em barricas de carvalho francês, e tem bom potencial de guarda. Seus aromas são de frutas pretas, ameixa e notas de pimenta preta. Na boca sente-se a madeira bem integrada ao conjunto, ressaltando sabores de frutas pretas, notas de pimenta, café e caramelo. Vinho muito gostoso.
 
O Cabo de Roca Baga Bairrada é elaborado 100% com a difícil e emblemática casta portuguesa Baga, devido a sua adstringência. Ele tem fortes notas de frutas vermelhas maduras e especiarias. Na boca, sente-se o peso da uva, mas nem por isso deixa de ser um vinho elegante com notas de frutas vermelhas, especiarias e um toque de resina. Seu final é prolongado e provocante.  
 
Pastel de nata
 
A empresária Carol Macedo, sócia no Abade com sua mãe e chef, Rosa Macedo, disse que o jantar foi uma excelente oportunidade para se conhecer novos vinhos que chegaram recentemente ao mercado de Natal. "O menu do jantar foi pensado para valorizar os vinhos".
 
E pela reação dos clientes, a escolha dos pratos foi acertada. O menu de Rosa Macedo foi muito bem executado. Os pratos estavam saborosos!
 
Abade Ponta Negra
Rua Hélio Galvão, 8828A
Ponta Negra - Natal/RN
Fone: (84) 3219-4469
Instagram: @restauranteabade
Facebook: /restauranteabade
 
Di Vino Wine House - Natal
Rua Francisco Gurgel, 9148
Ponta Negra - Natal/RN
Fone: (84) 99918-8311
Instagram: @divino_winehouse

Comentários

Deixe seu comentário

voltar <