Caicó realizou seu terceiro festival gastronômico

Fotos: Washington Rodrigues / Deguste
De todas as regiões do Rio Grande do Norte, poucas construíram uma memória afetiva gastronômica tão forte junto ao seu povo quanto o Seridó. É no Seridó que a gente lembra quando se fala em queijos, carne de sol, doce de chouriço, paçoca, manteiga de garrafa, entre outras delícias potiguares.
 
Equipe de jurados do festival
 
Se tivesse uma capital, a sede do Seridó seria Caicó, maior polo regional e terra associada a um povo que gosta de comer bem e de produzir insumos com terroir bem definido.
 
Gastronomia seridoense foi destacada durante os 10 dias de evento
 
Neste segundo final de semana de junho, a Prefeitura de Caicó, junto com parceiros importantes como Senac, Sebrae, Banco do Nordeste e UnP, realizaram o terceiro Festival Gastronômico e Cultural, reunindo, na Ilha de Santana, um conglomerado de equipamentos turísticos e de eventos, uma parcela importante da cadeia produtiva de alimentos e bebidas do Seridó.
 
Geleia produzida pelos alunos do IFRN de Currais Novos
 
Enquanto estandes e quiosques venderam comida e cachaça produzidos em Caicó e cidades vizinhas, no palco principal chefs de cozinha, professores dos cursos de gastronomia e gourmets apaixonados pela gastronomia se revezaram em oficinas de culinária e competições de melhor petiscos, prato principal e sobremesa.
 
Chef Melquíades Dantas foi um dos participantes do festival
 
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Caicó, Diego Vale, a realização de festivais desse tipo reforçam a identidade regional do povo e, principalmente, agregam valor à já bem avaliada gastronomia do Seridó.
 
Palma transformada em doce
 
"Juntar produtores e desenvolvedores de tecnologia em um único local, com uma pauta extensa como fizemos, favorece a troca de experiências e cria o estímulo para que esse mercado continue aquecido e gerando renda para a região inteira, o que dinamiza a economia”, explica Diego.
 
Delícias preparadas com ingredientes típicos do Seridó foram apresentadas durante o Festival
 
Entre os destaques do evento a presença do chef caicoense Melquiades Dantas, que faz sucesso em São Luís do Maranhão, onde já teve diversos restaurantes, e virou personagem nacional na gastronomia ao investir em uma cozinha autoral a partir de produtos de Caicó.

Comentários

Deixe seu comentário

voltar <