Michele Maisto comanda ciclo de palestras GastronomItalia a partir deste sábado (04)

Fotos: Rogério Vital / Arquivo Deguste
O italiano Michele Maisto conduzirá as palestras
 
Liderado pelo italiano Michele Maisto, o Centro di Cultura Italiana MadrelinguA atua em Natal há mais de 20 anos como um importante difusor da culinária da Itália, por meio da realização de eventos de fomento ao tema. É o que vai acontecer novamente a partir do próximo sábado (04), quando se dará início o ciclo de palestras GastronomItalia – Lugares, produtos e histórias da cozinha italiana.
 
Macarrão estará em evidência na primeira palestra do ciclo
 
O evento será dividido em três partes, com cada uma delas abordando um tópico específico e importante da culinária italiana. Comandadas por Michele Maisto, as palestras também contarão com a presença de chefs e pesquisadoras da gastronomia brasileira, para traçar um paralelo entre as cozinhas dos países quanto aos enfoques de cada encontro.
 
Com intuito de aprofundar essa atividade de seu país natal, o palestrante promete “uma viagem no tempo necessária para compreender como, ao longo da história, pessoas, lugares e produtos contribuíram na formação da gastronomia italiana”.
 
Adriana Lucena será a primeira convidada do GastronomItalia
 
No primeiro encontro, agendado para as 19h, no mezanino da Livraria Saraiva, no Midway Mall, Michele Maisto vai proferir a palestra “Identidade – O caso do macarrão”, na qual abordará a origem, a formação e os motivos pelos quais esse prato se tornou típico na Itália. A convidada do dia é a pesquisadora e chef potiguar Adriana Lucena, que, por sua vez, mostrará ao público como foi que o macarrão se tornou um prato importante da cozinha popular brasileira.
 
A gastróloga Gabriela Sales participará da última palestra, em julho
 
O ciclo segue no dia 1º de junho com a palestra “Queijo com peras - A história em um provérbio”. Michele Maisto receberá, na ocasião, Helenita Hollanda, pesquisadora e autora do livro de provérbios brasileiros “Como diz o ditado”. E no dia 06 de julho, para a palestra “Cozinha italiana - Mil receitas, um estilo de comer”, com debate com a gastróloga Gabriela Sales. Essas duas palestras também acontecerão no sábado e no mesmo local da primeira.
 
As palestras são abertas ao público em geral, com entrada franca.
 
Ciclo de palestras GastronomItalia
Quando: dias 04/05, 01/06 e 06/07, às 19h
Onde: Livraria Saraiva, no Midway Mall
Entrada franca
Informações: (84) 4141-6437 / 99991-0876
 
Programação completa:
 
04 de maio:  Identidade - O caso do macarrão (Convidada: Adriana Lucena – Pesquisadora e cozinhadora);
01 de junho: Queijo com peras - A história em um provérbio (Convidada: Helenita Hollanda – Pesquisadora, autora do livro de provérbios brasileiros “Como diz o ditado”);
06 de julho: Cozinha italiana - Mil receitas, um estilo de comer (Convidada: Gabriela Sales - Gastróloga)

Comentários

Deixe seu comentário

voltar <