A boa hospitalidade e cozinha do Bupitanga

Publicado por Rodrigo Hammer em 26 de agosto de 2019

Compartilhe:

Texto: Benício Siqueira

Beleza, sofisticação, natureza e boa gastronomia. Esses são os principais ingredientes que fazem do Bupitanga uma das melhores opções de hospedagem na paradisíaca praia da Pipa.

Funcionando desde o ano de 2014, o hotel, finalmente, abriu as portas de seu restaurante, o Ibá Pitanga, no mês de julho para as pessoas não hóspedes, depois de contratar o chef Walter Dantas para uma consultoria, em que o cardápio foi totalmente reformulado.

Fettuccine com camarões e molho pomodoro caseiro

Com a proposta de trabalhar o conceito de brasilidade, Walter Dantas desenvolveu pratos contemporâneos com acento regional, capazes de superar as expectativas dos clientes mais exigentes com texturas e sabores que ressaltam a qualidade da comida que é servida.

Enxuto, porém bem equilibrado, o cardápio surpreende logo com o couvert, servido com pães de macaxeira, palitinhos de tapioca, aioli de coentro, pasta de tomate e uma bem feita geleia de bacon, de sabor inesquecível.

Outra opção muito boa é o Gaspacho de manga, uma espécie de sopa fria de manga defumada ao perfume de gengibre, de sabor leve e refrescante. É guarnecida com crispy de alho poró.

Casquinha de caranguejo, Papelote de camarão com cogumelos e Brochete de camarão são outras entradas do cardápio, que ainda oferece uma salada.

Polvo grelhado, servido com purê de mandioquinha

Entre as massas, os clientes podem escolher o Fettuccine com camarões, o Espaguete sertanejo, o Risoto de costela e o Risoto de camarão.

Os pratos principais começam com uma opção vegana, a Lasanha vegetariana. Quanto aos peixes e frutos do mar, são seis pratos: dois peixes, Polvo grelhado, Bobó de camarão, Camarão praieiro e os Lagostins Bupitanga.

Pastéis sertanejos e um drink do bar molhado

As sugestões para as carnes são a Carne de sol Seridó, Filé por do sol, Grelhado Brasileiro e Filé do chef, um tournedor de filé grelhado ao roti de rapadura servido com xerém cremoso, ragu de linguiça e alho poró grelhado.

Na parte de sobremesas são quatro opções: Cocada de forno, o excelente Pudim de queijo manteiga, Salada de frutas e a Torta Luna, uma homenagem ao saudoso Luna Bistrô, ícone gastronômico da Pipa.

Gaspacho de manga defumada ao perfume de gengibre

Para fazer esse prato, foi mantida a receita tradicional. É uma torta de mousse de chocolate meio amargo servida com terra de chocolate, sorvete de creme e ganache. É uma delícia!

Outra novidade do restaurante, que acomoda confortavelmente 32 pessoas internas e mais 12 na área externa, é a reformulação da carta de vinhos, que contará com cerca de 30 rótulos.

Pudim de queijo manteiga

O empresário Pedro Henrique Barbalho Simonetti, da família que administra o Bupitanga, está bastante satisfeito com a nova proposta do restaurante, que funciona ininterruptamente todos os dias da semana, das 12h30 (almoço) às 22h. “As pessoas estão descobrindo, agora, o nosso restaurante e elogiando bastante”, ressalta Pedro. O telefone para reservas é (84) 3246-2626.

O hotel

Construído em uma área de 25 mil m² repleta de área verde, o Bupitanga (“bu” significa terra e “pitanga”, vermelho) tem uma localização bastante privilegiada por ficar em frente ao Chapadão e próximo às praias do Amor e das Minas. O clima é praiano e convida as pessoas a vivenciar momentos de puro relaxamento. A idéia, segundo Pedro Simonetti, é fazer com que o hóspede se desconecte do mundo exterior.

Coxinhas de frango crocante

A estrutura do Bupitanga dispõe de 31 acomodações com muito conforto e sofisticação, com tamanhos que variam de 50m² a 60m². São 10 chalés com piscinas privativas. Outros 12 com mezanino (área de estar fica no andar térreo e a cama na parte superior). São mais seis chalés com vista jardim com duas camas de casal padrão, e mais dois chalés também com vista jardim com uma cama king size. Existe, ainda, um chalé adaptado para pessoas com necessidades especiais.

O hotel dispõe de chalés com piscina privativa

A área da piscina do Bupitanga impressiona pela grandiosidade e beleza. O complexo de piscinas possui uma raia de 25 metros, cascata, hidromassagem, sauna úmida e bar molhado (que serve ótimos petiscos e drinks bem elaborados), além de uma área verde muito bem cuidada. Ao lado da piscina, ficam o salão de jogos, a academia e uma quadra de squash.

Hotel é ornamentado com várias espécies de árvore

Para se conectar melhor com a natureza, o ideal é o hóspede passear um pouco pela área verde do hotel, que dispõe até de redário, e observar atentamente toda a diversidade da vegetação, preservada e com evidente zelo. São mais de 400 espécies de árvores plantadas desde o início da construção do hotel, que durou 15 anos.

Mesa de frutas do café da manhã do hotel

O café da manhã é servido no mesmo ambiente do restaurante e é farto em opções deliciosas, a começar pela mesa de frutas e sucos naturais. Da cozinha saem, diariamente, bolos, quiches, geléias, tapiocas, omeletes, croissant, crepioca, pães artesanais, doces, queijo coalho assado, ovos mexidos e muito mais. O horário de atendimento é estendido, das 7h às 11h.

Quartos dos chalés são extremamente confortáveis

O Bupitanga é daqueles hotéis realmente especiais, em que o hospede é muito bem acolhido para que ele tenha uma estada completa, reunindo, ao mesmo tempo, tranquilidade, conforto, lazer e uma excelente gastronomia.

Bupitanga Hotel
Av. Praia dos Golfinhos, 1877
Praia da Pipa – Tibau do Sul/RN
Fone: (84) 3246-2626
Instagram: @bupitangahotel
Facebook: /bupitangahotel
E-mail: bupitangahotel@uol.com.br