Espaço Sebrae Terroir, na Festa do Boi, receberá o consultor Nuno Nobre

Publicado por Rodrigo Hammer em 09 de out de 2019

Compartilhe:

Produtos do ambiente terroir incluem derivados do mel e cereais

Mais um ano como uma das principais atrações da Festa do Boi que transcorre de 12 a 19/10, o Espaço Sebrae Terroir terá, nesta edição, a presença do conceituado consultor gastronômico Nuno Nobre, da NNC (Nuno Nobre Consultoria).

Respeitada no universo gastronômico, a consultoria cria e promove projetos como o Festival Internacional do Ouriço-do-Mar, Go Foodies, Aldeias do Xisto, Endògenos, AlgaPlus, Festival Caldo de Peixe Açores, entre outros, captando valor para clientes e stakeholders em sintonia com modelos de gestão implementados em Portugal.

Gastronomia é marcada por características do ambiente, incluindo frutos do mar

No Rio Grande do Norte, o português participará de diversos debates e oficinas técnicas incluídas na programação do evento, algumas das quais dedicadas a produtos lusitanos como algas, bivalves, mel, ouriços-do-mar, queijos e peixes que, em alguns casos, serão combinados a produtos regionais.

Até as sobremesas recebem um toque especial, com ênfase nas características do terreno

De acordo com a chef Adriana Lucena, Nuno Nobre estuda o impacto social dos produtos terroir nas comunidades envolvidas com esse tipo de cultura, o que justifica o interesse de sua participação para o público presente. “Para quem deseja se aprofundar nos detalhes da produção terroir, será uma oportunidade preciosa”, afirmou.

O trabalho de Nuno Nobre inclui atividades como orientação gastronômica específica, na foto, para a oficina Ouriços do Mar

Além da Festa do Boi, o consultor percorrerá um roteiro de pontos variados no estado: uma produção de geleias de frutas nativas em Ceará-Mirim, uma cooperativa de produtores de ostras em Tibau do Sul, o comércio de ginga com tapioca na Praia da Redinha, entre outros.

Frutos regionais, como a castanha de caju, fazem parte do universo terroir no RN

Para o dia 14/10 está agendado um encontro com o Coletivo Arenga de chefs potiguares onde, num ambiente informal, Nuno Nobre cozinhará e falará da sua experiência, pessoal e profissional, que passa, em grande parte, pela recuperação e valorização de produtos autóctones e endógenos portugueses.

Frutas regionais, parte da riqueza do solo potiguar, também serão abordadas por Nuno Nobre

O Espaço Sebrae Terroir não se limita a este evento: estão programadas 40 palestras técnicas e 24 oficinas gastronômicas ministradas por chefs potiguares como Cacau Wanderley, Walter Dantas, Gabriel Camilo, Daniel Cavalcanti, Rodrigo Chibério e Francisco Gasteasoro, além da própria Adriana Lucena.

 

Espaço Sebrae Terroir
Onde: Festa do Boi (Parque Aristófanes Fernandes – Parnarmirim)
Período: de 12 a 19/10
Informações pelos telefones: 0800 570 0800
Instagram: @sebraern