Fabiana Lira é premiada no primeiro Mise In Brasil UnP

Publicado por Lucas Alencar em 30 de maio de 2019

Compartilhe:

Fotos: Cedidas

Releitura de feijoada apresentada por Fabiana Lira e sua parceira, Fabrícia Mesquita

Fabiana Lira, que está à frente da empresa Engenho Culinário, foi uma das premiadas no I Concurso Gastronômico Mise In Brasil UnP (Universidade Potiguar), finalizado na manhã desta quinta-feira (30) na unidade Roberto Freire da instituição.

A empresária e sua parceira no certame, Fabrícia Mesquita, ficaram na terceira colocação na categoria prato principal, que teve feijoada como temática. As competidoras apresentaram na disputa um risoto de feijoada com redução de pimenta biquinho e espumante de laranja, tangerina e gengibre.

Fabrícia Mesquita e Fabiana Lira recebem o prêmio de terceiro colocado

A competição foi destinada a estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da instituição de ensino.

“Achei interessante o concurso. Fiquei bem satisfeita com o resultado”, comentou Fabiana Lira em contato com a reportagem.

A dupla Maria Suerda Dantas e Thiago Segundo ficou com o título do concurso na categoria prato principal; Júlia Ribas e Marlon Vinícius foram os segundo colocados.

O concurso exigiu dos estudantes a elaboração de uma releitura autoral de feijoada. Antes de executarem a receita no concurso, os participantes foram submetidos a uma seleção prévia, na qual se avaliou uma apresentação escrita do prato, com modo de preparo e a proposta de releitura.

Acima, a releitura de feijoada campeã do concurso e o prato vice-campeão, um ravióli de feijoada ao molho de laranja

Esse trabalho teórico e o trabalho na cozinha foram analisados pela Comissão Organizadora do concurso, formada pelos membros Jussele Lourenço, Larissa Varela, Mildred Negreiros, Warison Santos, Simone Grazy e Luciana Câmara e com presidência da coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da Universidade Potiguar, Annamaria Nascimento.

Duplas classificadas para a fase final da disputa posam para foto com membros da Comissão Julgadora

Um júri técnico externo ficou responsável por avaliar a apresentação dos pratos e analisá-los sensorialmente, tendo como base critérios como Composição, cor e peso apropriados e atrativos, Temperatura, Harmonização de sabores, Ponto de Cocção e Harmonização das texturas.

Também houve disputa na categoria Entrada, em que os competidores apresentaram releituras de ginga com tapioca.

O I Concurso Gastronômico Mise In Brasil UnP integrou a programação da I Expo Gourmet, realizada durante a I Expo Negócios, ambas promovidas pela universidade.