‘Pão francês’ é destaque durante a 74ª Convenção Nacional da ABIP, em Natal

Publicado por Rodrigo Hammer em 10 de set de 2019

Compartilhe:

Empresários e panificadores de todo o Brasil se reunirão, em Natal, a partir desta quarta-feira (11) até o domingo (15), durante a 74ª Convenção Nacional da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP). Uma das atividades programadas é o lançamento de uma campanha de valorização do “pão francês”, o mais vendido no país.

A ação busca homenagear esse importante item para o setor panaderil, tendo em vista o Dia Mundial do Pão, celebrado em 16 de outubro. A relevância do pão francês é tamanha que, hoje, existe uma norma técnica exclusiva para tratar sobre os atributos de qualidade do produto, elaborada em conjunto pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e agentes do segmento.

A Campanha do Dia Mundial do Pão da ABIP, com o pão francês em evidência, terá o mote “Cada um tem um jeito de comer pão francês: qual é o seu?”. A associação espera reunir histórias, entidades, padarias e clientes, sobre o pãozinho de cada dia.

“É importante que o padeiro tenha esmero nessa fabricação, pois o francês atrai o cliente para a loja. Se a sua padaria tem um bom pão, o consumidor passa na frente da concorrência mas vai até o seu estabelecimento para comprar aquele pão maravilhoso. Por isso a ABIP investiu tanto em marketing quanto em conteúdo, apresentando uma rica campanha sobre o assunto”, comenta José Batista de Oliveira, presidente da ABIP.

Batista destaca que a intenção da campanha é alertar o empresário, o panificador, o padeiro, enfim, toda a cadeia da panificação, que eles têm uma joia nas mãos e que precisam tirar um melhor proveito disso. “A padaria pode ter um bom marketing, um bom atendimento, mas se não tiver um bom pão francês, perde cliente. Se, no entanto, se soma um marketing bem feito, uma loja organizada, um atendimento excepcional e ainda coloca à disposição um pão francês de qualidade, todos esses fatores se multiplicam”, reforça o presidente.

O desafio da campanha será tirar o panificador da zona de conforto em que se encontra, já que, como explica Batista, muitos fabricam o pão francês do mesmo jeito há décadas e acreditam que não precisam mudar. “Para dar um charme e valorizar o pão francês que produz, a padaria pode colocar uma placa com os horários em que sai o pão quentinho e também tocar um sino para anunciar a nova fornada”, sugere Batista. Para ele, o panificador deve ter o compromisso de fazer o melhor pão francês da cidade por ele e pelo consumidor.

74ª Convenção Nacional da ABIP
Quando: de 11 a 15 de setembro
Onde: Hotel Serhs e FIERN
Inscrições: https://www.sympla.com.br/convencao-nacional-da-abip-em-natalrn__581258