Projeto Vinho na Periferia certifica concluintes

Publicado por Rodrigo Hammer em 02 de nov de 2019

Compartilhe:

Participantes exibem certificados entregues pelo sommelier Kennedy Santos

Com a finalidade de inserir a cultura do vinho na periferia de Natal, o projeto Vinho na Periferia teve na noite de 31 de outubro sua cerimônia de conclusão no Insurgente Bardega (antigo Temaki Lounge), reunindo 15 alunos que participaram da oficina Introdução ao Mundo do Vinho, ministrada durante dois meses e meio no IFRN Campus Rocas.

Solenidade incluiu alguns vinhos que fizeram parte das aulas

Idealizado pelo sommelier Kenedy Santos, o projeto teve início a 31 de julho deste ano, com o total de 24 horas aula, quinzenalmente, às terças-feiras, para membros da comunidade local interessados em adquirir conhecimento acerca de um tema que fascina milhares de pessoas em todos os continentes.

Turma teve noções de harmonização que foram lembradas no menu oferecido

De acordo com Kennedy, desde a primeira aula, os participantes aprenderam conhecimentos relativos ao vinho, como detalhes da produção da bebida e características do terroir local. No mesmo programa de ensino, a divisão entre Novo Mundo e Velho Mundo, ideias de harmonização, as melhores uvas, castas, como ler um rótulo, entre outros tópicos.

 

Também, como toda semente que se planta, a germinação da ideia foi bem-sucedida. Agora, o objetivo é que o projeto, em breve, alcance outras regiões periféricas de Natal, como Mãe Luíza e a Vila de Ponta Negra. “Essas duas turmas deverão ser formadas a partir de fevereiro de 2020, sempre trabalhando o conceito de simplificar a leitura do vinho”, resumiu o sommelier.

Pastéis foram servidos como acompanhamento dos vinhos na solenidade

Algumas parcerias com lojas, restaurantes e vinícolas, podem proporcionar ao aluno o contato ocasional com o mercado de trabalho ou a própria cadeia produtiva. “Vamos aprimorar ainda mais o que conseguimos por aqui. Foi um primeiro passo muito importante, o que nos deixa com a sensação de missão cumprida”, comemorou o sommelier.

Concluintes brindaram ao sucesso da iniciativa em clima de confraternização

A fim de contribuir ainda mais para o panorama local, Kennedy planeja para dezembro a realização de uma feira de vinho a ser realizada também no bairro das Rocas, onde os alunos do curso estarão vendendo a bebida em taças. O dinheiro arrecadado será investido em cestas básicas e doado a famílias da comunidade.

 

Projeto Vinho na Periferia
Organizador: sommelier Kennedy Santos
Informações: (84) 99624-3069